TRANSLATE this Blog

Procure aqui

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

3. DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E O HERÓI CHAMADO ZUMBI


******


Zumbi líder do quilombo dos Palmares
Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital, era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

   ***
"... O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra..."

    ***
pensamento:
Nossa legislação educativa mostrou avanços interessantes, mas retrocessos absurdos também. Espero que as comissões permanentes fiscalizem a implantação dessas novas medidas... Como mostrar a riqueza da mitologia africana. Inclusive o equivoco que ainda muitos tem, de que os indios não tinham formas de comunicação efetivas... Ufffaaaaa !!! essa é a expressão, pois é cansativo lidar com a ignorância de pessoas que são estudiosos... Na verdade grandes "embromadores" (cheios de títulos...), que estão no poder. Que determinam os rumos, pela força se necessário... mas como já disse antes, não vai dar para esconder a sujeira por muito tempo, o planeta é um só !!! Quantos colégios efetivamente já implantaram tais mudanças ? Veja lá nas pesquisas novamente... compare... pois há pesquisadores que estão lá só para esconderem a verdade... Vamos mostrar a força, a inteligência, e as soluções maravilhosas que esse povo criativo tem conquistado...


   ***


2. DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ... PRECONCEITOS ??



ACABEI DE LER ESSA MATÉRIA:



PLENÁRIO / Pronunciamentos
20/11/2009 - 13h32
No Dia da Consciência Negra, Casagrande lamenta permanência de desigualdades

Ao lembrar a comemoração, nesta sexta-feira (20), do Dia da Consciência Negra, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse lamentar que o preconceito racial ainda persista no país. Ele disse não ver motivos para a permanência de desigualdades, principalmente porque a população brasileira é formada pela mistura de índios, brancos e negros.
- Já passou da hora de a sociedade deixar de alimentar a desigualdade entre brancos e negros, prática dos tempos do Brasil colônia - disse ele.
Casagrande citou reportagem transmitida nesta manhã pela emissora de rádio CBN, demonstrando a existência do preconceito racial. Na reportagem, dois repórteres, um negro e outro branco, vestidos de maneira igual, percorrem as mesmas lojas em momentos diferentes, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e são tratados de forma completamente diferente.
Ele lamentou também a permanência de distorções salariais entre negros e brancos no país. Segundo o senador, a pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que, em setembro, a remuneração média de trabalhadores brancos foi 90,7% maior do que a de profissionais negros e pardos. Durante a crise econômica, continuou ele, esse índice chegou a 102%, conforme reportagem do jornal O Estado de São Paulo desta sexta-feira.
Casagrande saudou os negros do Brasil e do mundo e disse esperar que a sociedade como um todo passe a ter consciência de que o preconceito favorece o atraso social e cultural do país.

retirado: http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=97601&codAplicativo=2&codEditoria=2 

Pensamento:

Penso que não adianta somente lamentar. Mostra que é uma atitude poliltiqueira. O político está aí pois foi eleito pelo povo. Se constatou algo que está errado, faça. Então mostrar serviço, atitudes. Reforma política, legislativa, educativa, ação !!!

1. DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


 Parabéns aos negros, afro descendentes e mestiços que tem em seu sangue a descendência desses bravos guerreiros que foram escravizados e trazidos para o Brasil.  Com sua força, suor, sofrimento e sangue, cultura construiram a parte boa desse país... Situação essa que contribuiu muito para  fragilizar também  as estruturas da África. Algumas instituições ditam que a sociedade era patológica, ou seja uma sociedade doente, mas que agora já se tornou uma sociedade em processo de educação. Lento caminho de Evolução provocado por uma elite que se acha dono do conhecimento de ponta sobre tudo. Na própria educação, política, saúde, cultura..etc... Certos analistas dizem que é um processo lento, mas na verdade sempre se fez essa análise e em vez de evoluirem em certos aspectos, ficaram estagnados e andaram pra trás... Fico pensando se a tal da evolução existe realmente, ou se acontece a involução. Em toda a minha vida sempre fui uma pessoa otimista, pois é uma atitude que nos preserva de muitos estresses.

Continuarei sendo otimista, mas não vou tampar meus olhos para a hipocrisia reinante, que me afeta diretamente já que sou mestiço como a grande maioria dos brasileiros. Grande maioria que tem menos acesso a tudo... novamente digo, quem quiser ver os índices, estatítiscas é só procurar que encontrará os absurdos. IBGE está aí pra que?... O governo atual em certos momentos tem avanços fantásticos, mas as forças que estão no caminho todos conhecem. Corporações, latifundiários, os velhos generais, governos exteriores, bancos, a elite intelectual, e políticos que representam essas forças... Hoje o movimento negro começa a ter uma força e mostrar atitude. Mas vejamos, uma data tão importante quanto a de hoje, por que não é uma data de comemoração Nacional, decretado feriado nacional... em vez do dia da Abolição que é mais uma vergonha nacional... Não sou  tão a favor de feriados, mas esse é tão importante quanto o do índio, e o natal... . Isso é uma vergonha para o país ainda, motivo de orgulho para a população do Rio de Janeiro, que também ainda é tímida nesse sentido...

Confesso que não gosto de ficar dizendo sobre a tal da hipocrisia reinante, vou sempre apontar esses itens, mas sempre enfatizarei que há movimentos do bem, movimentos de evolução, positivos, de humanização, oportunidade de melhorias e etc... O próprio Movimento Humanista levantando a bandeira da NÃO VIOLÊNCIA. Movimentos de Tolerância religiosa, onde se encontram praticantes de vários  movimentos religiosos (cristianismo, catolicismo, judaísmo, protestantes, evangélicos, xamas, wiccas...) é um exemplo maravilhoso de que a diferença é uma qualidade de encontro também. Exemplo do quando é mais salutar para todos crescermos juntos, no respeito aos direitos e deveres humanos...

Agora um pouco do que é o dia da Consciência Negra e uma matéria que já saiu hoje mesmo sobre o PRECONCEITO QUE INSISTE EM PREDOMINAR.  O primeiro passo para curar uma doença, ou aprender algo novo, se chama ACEITAÇÃO.  Aceitar que há o preconceito, e não ficar tentando maquiar, manipular, esconder... Mas ainda não se chegou a esse momento, pois muitos tem discursos prontos dizendo que é normal e tal...entre outros absurdos.

A "Luta" continua, sempre orando e vibrando pensamentos de que aconteça o melhor para todos. Um mundo mais justo, equilibrado, consciente, espiritualizado, de paz e Amor !!