É por isso que dizem que o Yoga é uma chave que cabe em qualquer fechadura!!!

QUADRO 5 – Os 40 tipos de Yoga

TIPOS DE YOGA
APRESENTAÇÃO
Abháva Yoga Conceito encontrado nos Puranas; é o yoga do não-ser, ou a prática yogue superior de imersão no Si Mesmo sem nenhum apoio,como um mantra.
Adhyátma Yoga É o Yoga do ser íntimo; muitos dizem ser este o Yoga característico das Upanishads.
Agni Yoga O Yoga do fogo, que provoca o despertar do poder da kundaliní por meio da ação conjunta da mente e da força vital (prána).
Ashtanga Yoga O Yoga dos oito membros codificado por Patañjali. Também é chamado de Raja Yoga, Patañjala Yoga ou Yoga Clássico.
Asparsha Yoga Yoga da intangibilidade ou do “não-contato”, o Yoga não dualista exposto por Gaupada no Mandukya Karika.
Bhakti Yoga Yoga do amor e da devoção, exposto na Bhagavad Gita, no Bhagavata Purana, no Shvetasshvatara Upanishad e em muitos textos sagrados do Vaishnavismo e Shaivismo.
Buddhi Yoga O yoga da mente superior,mencionado pela primeira vez no Bhagavad Gita.
Dhyána Yoga Yoga da meditação.
Ghatastha Yoga Yoga do “jarro” (ghata), que significa corpo; sinônimo do Hatha Yoga, como mencionado no Gheranda Samhita.
Guru Yoga Yoga relativo ao mestre, fundamental em quase todas as formas de yoga.
Hatha Yoga Yoga da força ou do vigor (relativo ao poder de kundaliní shakti).
Hiranyagarbha Yoga O yoga de Hiranyagarbha, considerado o fundador da tradição yogue.
Japa Yoga O yoga da recitação de mantras.
Jñana Yoga O yoga da sabedoria discriminativa, que é o ponto de vista das Upanishads.
Karma Yoga Yoga da ação auto-transcendente, ensinada pela primeira vez de modo explícito na Bhagavad Gita.
Kaula Yoga O yoga da escola Kaula, um tipo de Yoga tântrico.
Kriya Yoga Yoga do ritual e também a prática conjunta da ascese, do estudo e da adoração do Senhor mencionada no Yoga Sutra de Patañjali.
Kundaliní Yoga O Yoga do poder da kundaliní, que é fundamental para toda a tradição tântrica, inclusive o Hatha Yoga.
Lambika Yoga O Yoga da úvula que é deliberadamente estimulada nesta técnica yogue para aumentar o fluxo do ‘néctar’ (amrita), cujo aspecto externo é a saliva.
Laya Yoga O yoga da reabsorção ou dissolução dos elementos sutis antes da dissolução natural que vem com a morte.
Maha Yoga O grande yoga, conceito encontrado no Yoga Shikha Upanishad, onde se refere à prática conjunta de Mantra Yoga, Laya Yoga, Raja Yoga e Hatha Yoga.
Mantra Yoga Yoga dos sons sagrados que ajudam a proteger a mente; faz parte da tradição yogue desde os tempos védicos.
Náda Yoga Yoga do som interior, prática estreitamente ligada ao Hatha Yoga tradicional.
Pancadashanga Yoga Yoga dos quinze membros;
Pashupata Yoga Yoga da seita de Pashupata, exposta em alguns Puranas.
Patañjala Yoga Yoga de Patañjali, conhecida como Raja Yoga ou Yoga darshana.
Purna Yoga Yoga da totalidade ou integração, é o nome do Yoga Integral de Sri Aurobindo.
Raja Yoga O Yoga de Patañjali.
Samádhi Yoga Yoga do êxtase.
Sámkhya Yoga Yoga da intuição, que dá nome a certas doutrinas e escolas de libertação mencionadas no Mahábhárata.
Samnyása Yoga Yoga da renuncia ao mundo, contraposta ao Karma Yoga.
Samputa Yoga Yoga da união sexual (maithuna) no Tantra Yoga.
Samrambha Yoga Yoga do ódio mencionada no Vishnu Purana, que ilustra o profundo princípio yogue de que a pessoa se torna aquilo que ela contempla constantemente.
Saptanga Yoga O Yoga dos sete membros descrito no Gheranda Samhita.
Shadanga Yoga Yoga de seis membros exposto no Maitrayaniya Upanishad.
Siddha Yoga Yoga dos adeptos, conceito encontrado em alguns Tantras.
Sparsha Yoga Yoga do contato. De origem védica é mencionado no Shiva Purana, que associa a recitação de mantras ao controle da respiração.
Tantra Yoga O Yoga dos Tantras está baseado no despertar do poder da Kundaliní.
Taraka Yoga Yoga do “Libertador”, um yoga medieval baseado em certos fenômenos luminosos.
Yantra Yoga Yoga da concentração da mente em formas geométricas (yantra) do cosmos.
Fonte: FEUERSTEIN, G. 2005, p. 42-43


O Tridente de Shiva, chamado em sânscrito como Trishula, é a arma de Shiva com a qual Ele destrói a ignorância dos seres humanos. As três pontas representam as três qualidades (Gunas) da matéria: Inércia (Tamas), Movimento (Rajas) e Equilíbrio (Sattva). A busca do praticante começa em buscar Sattva e termina quando transcende todas as qualidades da matéria, quando, então, se atinge Moksha, a Libertação, que é objetivo final de toda prática verdadeiramente hindu.


Hari Om. Após o final da Dvápara Yuga, Sri Nárada Muní dirigiu-se pessoalmente ao Senhor Brahma, na ocasião do início da Kali Yuga -era das trevas - e perguntou-lhe: "óh! Bhagavan (mestre) como poderei na terra ser capaz de atravessar a Kali yuga?"
No que o Senhor Brahma lhe respondeu: "óh Sadhu, as Escrituras Sagradas mantém isso em segredo e oculto, e através do qual você vencerá o Samsára na Kali-Yuga; trata-se simplesmente do ato de reverenciar o nome do Senhor Primordial, Sri Narayana (Sri Krishna) através dos Santos Nomes.
O sábio Nárada mais uma vez perguntou: "Quais são esses nomes?, "no que Sri Brahma (Hyranyagarbha) respondeu-lhe: "Os Santos Nomes do Senhor, conforme dito nos Vedas, são:
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare
Estes dezesseis nomes aniquilam os maus efeitos na Kali-Yuga, e não há meio melhores do que Eles, que possam ser vistos nos Srutis. Estes dezesseis nomes destróem a imobilidade do Jíva, rodeando-o com dezesseis raios (kalas). E tal qual a branca luz do sol dissipa as nuvens escuras, atuando como um círculo mágico protetor de todas as entidades vivas existentes, e assim desvelando o Parabrahman (o Absoluto).
Kalishantarana Upanishad