TRANSLATE this Blog

Procure aqui

sábado, 17 de outubro de 2009

PANDEMONIO ! LUTO ! MAIS INDIGNAÇÃO !

Guerra na Zona Norte ! Abafo (ou desabafo) o caso ! Finge que nada aconteceu....

É realmente muito difícil deixar passar em branco. No momento está uma paz morbida aqui na Zona Norte. Depois do pedido da polícia nos jornais para que os moradores se mantivessem dentro de casa.

Hoje tem um aniversário de duas pessoas muito importantes, nem sei o que dizer, fato é que não poderei ir, isso me deixa ainda mais triste. Não posso comparar a de quem perdeu... Estou sem "espírito" para ir..., o clima ainda está bem estranho...

abrindo um parenteses:
(Que Deus e as Forças Divinas estejam com vocês
Que celebrem as coisas boas da vida, e vibrem as energias positivas que são essencias para todos nós. Tudo de Bom ! Amigas !!)

Mas que sejam sempre alertas ! Como um dos lemas dos escoteiros ! Que sabem valorizar o que há de bom, e dispostos a ajudar quem for necessário !

...continuando...
Estou realmente estupefacto com tudo que aconteceu, e ainda acontece no interior de nós. Desde 00h desse dia cenas que não se vê nem em guerras mostradas na CNN etc... Um barulho absurdo de armas de todos os tipos (metralhadoras, fuzis...sei lá, bazucas, granadas...) Essa Guerra ininterrupta de 00h as 11h. Os moradores  comentavam em suas janelas, o que deveria ser aqueles tiros sem parar. Não seria possível serem tiros de comemoração.  O que é isso? Não consegui dormir nenhum minuto, sabendo que parentes moram ainda mais perto dessa região em permanente conflito. Infelizmente famosa "Facha de Gaza" da Zona Norte (proximidades do túnel NOEL ROSA). Puxa que citação triste ao nosso querido sambista. Um local que aparentemente é igual a qualquer outro. Reafirmo, estou muito triste. Se fosse algum famoso o Rio de Janeiro estaria de LUTO. Morreram alguns anonimos, desconhecidos. Na realidade trabalhadores e policiais que são seres humanos com a mesma importância que qualquer famoso, ou riquinho de nariz em pé, que não faz nada pra ninguém, ou finge que faz. E os trabalhadores, os que são a base dessa economia sordida, estão aí morrendo, pagando o "pato". Não viram registro e fica por isso mesmo...  E os traficantes, agora com essa estória de milicianos...? Se estão brigando por pontos de tráfico, é sinal que ainda tem muita gente consumindo. E esses filhinhos e filhinhas estão aí consumindo, usam essas drogas e ficam lá delirando que tudo isso é como aventura de Indiana Jones, ou que são personagens de um filme como Cidade de Deus. Ai meu Deus, tenha misercórdia !! Haja, santa paciência !!
 As questões são sempre as básicas... ou legaliza tudo ou criminaliza... a questão é Educação de qualidade que inclue cidadania... oportunidades...  me deram esse link  http://www.psicotropicus.org/ )

A adrenalina já baixou, mas a sensação de insegurança que já é de praxe está um pouco mais forte... A revolta que já existe bem controlada a muito tempo, teima em ressurgir, mas já estou "burro veio", e me contenho em minhas orações e meditação. Vocês podem fingir que nada aconteceu, eu tenho filmado em meu celular com VGA, mal dá pra ver, tem o som dos helicopteros. A cena da perseguição, a imagem dos policiais dentro dos helicopteros passando próximo a nossas janelas, e aquele rá tá tá tá infindável... com armas apontadas em nossas direções também insistem em permanecer. Estou escrevendo, e penso que seja um pouco de um desabafo. Não podia de ser diferente, mas insisto que vibremos pensamentos, energias de reorganização, de harmonia. As Olim Piadas, cadê... já devia ter começado. Vilas olimpicas pra todas as comunidades, mas tem que ter soluções integradas... Todos tem que ter acesso... e como isso pode ser feito ? Não dá para fazer uma parte só. Você não calça só um pé com sapato, são dois pés.

Mais uma vez o que estou sentindo...é tristeza, indignação, decepção. Fatos nós temos muitos, se quiserem existem vários tipos de indices, estatisticas que mostram isso, e que também todos sabem que são maquiagem... Se a maquiagem anda feia. A  maquiagem de um personagem de filme de terror, imagina se os dados mostrassem o que acontece em sua totalidade. É o Pandemonio redundantemente generalizado, maquiado, desfarçado, insistentemente colocado debaixo do tapete.  Tá aí, pois é uma parcela da economia que movimenta milhões... onde grandes "feitores, politiqueiros, empresários", etc...etc...lavam suas "mufunfas".

Li esse artigo abaixo, e achei importante como o autor levanta um debate. Pois no mínimo do mínimo temos que pensar no assunto

http://diariodorio.com












 "
Vejam os comentários na página de origem:
http://diariodorio.com/o-rio-s-zona-sul-ou-o-rio-de-janeiro-mesmo/

Abaixo o comentário que fiz na página dele:
Tenho sido bastante repetitivo, e continuarei sendo...

André Pereira disse: André meu xara, muito bom você ter levantado essa questão. Pois a realidade já é conhecida de todos a muito tempo. Também fui morador da Zona Sul por muitos anos de minha vida, e me mantinha isento de saber o que acontece em outros locais. Tive a oportunidade de morar em são gonçalo que já me colocou a par das diferenças. A cinco anos estou na Zona Norte, e fato é que os investimentos em todas as áreas (segurança, saúde, educação, lazer…) são direcionadas para Zona Sul, pois como é sabido por todos, é a região onde os bam bam bans moram. É, a elite que manda ! Políticos, Executivos de grandes coorporações, milionários, donos das propriedades mais caras… Tive a oportunidade de conhecer muitos desses. O que me irrita também, além dessa hipocrisia e do egoismo de isolarem a Zona Sul. É que veja no IDH, enquanto trabalhadores ganha 1 a 2 sálarios, outros ganhas de 40 a 50 vezes mais que aquele. O Brasil é o 7 mais desigual. Muitos desses milionários só querem ficar cada vez mais rico, serem donos de tudo…e não dividem o bolo de jeito nenhum. Essa meia duzia de SOCIOPATAS, detonam com a nossa sociedade… Até quando vamos finger que está tudo bem. Hoje Guerra na Zona Norte ! Abafa o caso ! finge que nada está acontecendo… Depois vira cinema ! Só quem vive na pele sabe o que é ! Mesmo assim ainda continuo acreditando que o Amor Vence. E que na hora certa, as pessoas de bem vão acordar. Educação para todos !


 O que vemos? O menos pior? É óbvio que não sou dono da verdade, minha análise terá falhas... privar de pensar, questionar e colocar a situação não dá. Pelo menos não estou lá querendo ficar rico, na ganância de ter mais... de consumir mais...etc. Pra bom entendedor "meia palavra basta" ! é o que dizem, isso tb não é uma verdade absoluta. Tudo tem um contexto, procure saber..

E que a simplicidade das soluções floresça, em petalas de educação inclusiva e integral !!!
Amor e Vida pra todos !!


: (





http://psiqueemcena.blogspot.com


Este texto abaixo foi postado por mim no blog: http://psiqueemcena.blogspot.com

Convite
"...fui convidado por Mi e Dani para fazermos um grupo de estudos. Que foi batizado como Psique em Cena. ( http://psiqueemcena.blogspot.com )  Sugerido por Michelle Martins e aprovadíssimo por mim, Daniela Ribeiro e Leticia Vieira. Durante a primeira reunião, já caminhamos vários temas e práticas. O blog surgiu como alternativa, necessidade e atividade complementar ao grupo.

Carta 

Nessa oportunidade fiz uma carta de apresentação dentro do contexto proposto. Esse caminho surge devido ao grupo ter em comum nossa amizade fiel, a Psicologia,  a Arte, a Espiritualidade e  muitas  outrascoisas. Assim, escrevi sobre um pouco do que constroem minha identidade como André integrante do psiqué em cena, ser social, psicólogo, artista, ser vivente e sobrevivente... Nesse relato, aconteceu, foi necessário, e de extrema importância para mim nesse momento citar e homenagear pessoas que estiveram também nessa parte de minha história com a psicologia, arte e o que der. São fundamentais no meu percurso pessoal e profissional. Peço desculpas ao deixar de citar muitas pessoas queridas, amigas e amigos que amo muito, inclusive familiares, mas não tem como citar todas as pessoas. Como por exemplo meus professores de natação, de taekwondo e polo, que são referenciais também cruciais em minha vida. Tanto quanto minhas primas-irmãs. Meu professor de teatro aos 15 anos foi meu xara André na UniverCidade na Lagoa.



Em Construção permanente
Mas sendo blog, como já disse antes, e sendo flexível, sentindo que haja necessidade, poderei ir acrescentando outras informações.

Todo esse relato ficou guardado como rascunho no blog psique em cena, e publico ele também completo agora no meu blog pesnavida ( http://pesnavida.blogspot.com ). Pois os conteúdos estão interligados.


Começando
Alou Psique em Cena!!! Alou Amigas !! Alou leitores !!

Convidado para fazer parte desse grupo de estudo, fiquei muito feliz e apreensivo, pois são amigas, pessoas que fazem parte de um momento de encanto na minha história acadêmica (Psicologia USU) e pessoal, e continuam sendo. Temos em comum, o que nos traz aqui também, a arte que nos encanta. No Centro Acadêmico de Psicologia fizemos muitos trabalhos profissionais maravilhosos, inclusive incluindo várias atividades científicas e artísticas. Foi fantástica a experiência de ser coordenador geral. O que lembro com muito carinho e alegria, foi de um encontro de poesia em 1996, que despertou ainda mais essa paixão que ficava sempre recôndita. Mi e Dani elaboraram um cartaz lindo e fizeram a divulgação, houve também a participação de mais amigas e amigos. Amara, Antonio Carlos, Paulo Sérgio, Emerson, Sabrina, Daniel, Rodrigo, Patrícia... entre outras importantes pessoas que fizeram esse evento ser muito emocionante. Tive muitos momentos na USU incentivando o movimento estudantil, com muitos amigos fantásticos, que trabalharam muito e realizaram trabalhos concretos e mudaram muito a cara da educação para melhor. Raquel, Carol, Laura, Françoise, Fred, Rafa, Cris, Amanda, Dani, Rodrigo, Suzanne, Mabe, Sideize, Luciana, Mariana...entre mais pessoas fantásticas...todos os alunos antenados e que emanaram pensamentos positivos para melhoria em prol de todos...

Bem, deixa eu continuar minha apresentação ao Psiqué...

Tenho A VIDA E O AMOR como base pra tudo. O entendimento que esses são os primeiros pilares ( valor /princípio =. AMAR A VIDA. VIVER COM AMOR) que devemos aprender, viver, ser, ter, sentir. A partir desse entendimento, construiremos nossa personalidade e caráter. Seremos alguém e exerceremos papéis saudáveis em nossas vidas. Construiremos uma identidade saudável, forte, flexivel, humanista, pacífica, solidária e em harmonia com o Universo. A vida essa aventura fantástica, maravilhosa que traz elementos os mais variados, e que felizmente não podem ser descritos em sua totalidade. Simplesmente, sem vida não há existência... Tenho como base também o pensamento que diz : Que aconteça o melhor para todos ! Por isso, também hoje, mais do que nunca falamos de Qualidade de Vida, Sustentabilidade Ambiental, Ecossistemas, Teorias sistêmicas, Holística. Que são items básicos da caminhada de qualquer pessoa no planeta terra. Devido a vida estar absurdamente sendo ameaçada demais, em todos os sentidos.

Uma das propostas do grupo (psique em cena), seria essa: Além do trabalho com a expressão humana, a arte e sua valorização. Trabalhar, despertar, valorizar a Consciência da Espiritualidade, a Educação mais humanizada e integral,  a experiência, a própria vida de cada um de nós. Que diz o que de fato acontece, mas trazendo junto sempre o sentimento do Amor. Aceitando as dores, as marcas, perdas e ganhos, as loucuras, sucessos, tragédias, comédias e dramas que também são dimensões importantes de serem vistas, tocadas, sentidas e transformadas... A proposta não é nada fácil, mas como tudo é um caminho que podemos fazer... No caminho as vezes temos que parar. Na maioria das vezes o que vemos, é que só conseguimos parar na emergência. Vamos parar sim, para contemplação, e aí podemos continuar... Parar faz parte da caminhada, do mesmo jeito que silênciar faz parte do discurso. As vezes um caminho se torna vários caminhos... E assim continuamos nossa jornada multidimensional, multiexistencial, multiplas coisas...artes. Multiplas maneiras de pensar, sentir... e que não se esgotam. Assim queremos, pois dizemos para nós mesmos e para o mundo, a sempre o novo pra criar. Que seja um retorno, um movimento espiral, do caos a ordem... e outras infinitas coisas que as palavras ainda não alcançaram... "Arriba !!! We all wake up and lets go !!!" com arte, com amor, com vida !!

Nessas andanças tive obstáculos, muros instransponíveis em certos momentos. Nesse caminhar o melhor foram as oportunidades de adquirir noções (teóricas e práticas) sobre áreas diversas. Por isso aprendi a valorizar cada vez mais a vida e o todo, essas forças que estão dentro e fora de nós. Dessas oportunidades diversas que tive há algumas em   textos,no  blog  experimental que as vezes escrevo. O "Pês" na Vida ( HTTP://PESNAVIDA.BLOGSPOT.COM ). O grande professor de sociologia de minha formação disse-me uma vez que um bom psicólogo também teria que experimentar atuar em diversas áreas. Por benção divina e natureza própria foi isso que aconteceu comigo. Passei pelos esportes, artes, espiritualidades, vendas, voluntariado, informática, administração, comunicação, saúde, educação, social, segurança...etc. Lembro do teatro e o coral no colégio... muitas e muitas coisas... Confirmando de certa forma e identificando que sempre existe uma cadeia de eventos interligados, que nossa vida, o conhecimento, as experiências, as teorias e práticas funcionam de forma Interdependente. Brincando e fazendo um pouco de arte com as palavras, coloco que somos Vidas Interdependentes. Ditos seres vivos. Somos e estamos (to be) em constante mudança, construção ou desconstrução para reconstruirmos logo adiante, enfim , estamos em Movimento. Nessa caminhada participei de várias instituições e convivi com vários espaços de trabalho inclusive como trabalhador autônomo. Na minha formação tive momentos de caminhar pela arte, fazendo teatro, noutro mergulhei no artesanato, 
nas ciências...esoterismos...parapsicologia...simbolismos.... Na sobrevivência, vemos que nos "sistemas" existe a dimensão das vendas e aprendi muito também aí. Venda = Comunicar a necessidade do outro...


Sou formado em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula e tive a oportunidade de em minha época ter tido professores de altíssimo nível acadêmico, científico, humano, artístico, social e espiritual. Por isso, que, apesar dos pesares (que foram muitos) também digo e agradeço a Deus e as Forças Divinas por ser alguém privilegiado nesse sentido. Aprendi muitas coisas com todos e não posso deixar de citá-los.  Começo citando a honra e o privilégio de ter como Psicólogo Mestre e amigo Dr. Carlos Rubini, que foi meu supervisor no SPA-USU em Psicodrama. Onde com muita luta junto aos amigos queridos de supervisão , aprendi a teoria e a prática do atendimento clínico. Carlos Rubini um amigo generoso, humano, sensível, facilitador entre muitas outras importantes qualidades humanas, que pacientemente  ajudaram em tudo. Valorizou e participou de minha experiência de vida.e profissional. Na época  desse estágio me dividia entre o rico estágio com os maravilhosos profissionais e clientes da CASA VERDE, e o estágio em atendimento psicossocial no programa da NUSEG onde pudia ser remunerado... O que por um lado era rico e por outro sobrecarregava muito.... Rubini me ajudou a continuar caminhando, no meu dia a dia, de maneira pelo menos razoável. Ajudou-me em momentos que foram muito dificeis para mim.  A questão dos estágios não serem remunerados... Mesmo que seja estudo... o estudante precisa se manter também... Antes desse Estágio também tive influência de outras pessoas, locais, áreas. Os profissionais de saúde e psicólogos do IIPC. O meu primeiro estágio que foi na educação infantil do colégio EDEM, depois no DRT/Ministério do Trabalho em RH. O sentimento da alma vem da  Dra. Therezinha Russo com sua profundidade poética, científica, humana, social, amiga e irmã do coração. Sempre senti uma alegria imensa em estar na sala de aula, ouvindo e vendo ela exercer brilhantemente seu papel de Professora, facilitadora, no melhor sentido que isso represente. Me tornei seu fã e amigo onde convivemos com a alma social, a poética, braveza, filosofia heróica, libertadora, amável e viva. A inteligência leve e romântica de ser mulher, e viver no rio de janeiro. Entre textos de Sartre, Kant e outros importantes filósofos e psis existenciais. estava Nietzsche,  Meu despertar, minha base e Amor pela filosofia nasceram com a professora Nely Wyse, lembro de chegarmos as portas do Nirvana, do Olimpo, e do Edem, ao expormos nossas pesquisas sobre o tema AMOR. Onde caminhamos brilhantemente entre a Mitologia e Nietzsche... Suas experiências de mãe e pessoa dedicada a vida são referencias para mim até os dias de hoje. Ainda em Filosofia, Leda M. Hühne,  Maria do Carmo Bettencourt, Dirce Eleonora N. Solis. Todos foram fantásticos com qualidades imensas, mostraram a maravilhosa ARTE de ensinar,o amor pela vida e por aprender.  o amor por pensar, a liberdade do pensar e criar... A importância de ir as origens, do conhecimento e de nós mesmos ( do autoconhecimento). Sendo a Filosofia e a Educação o que tenho imenso AMOR e meta. Me lembro de todos com alegria e saudades. Ana Maria Feijoo o rigor e empenho (Psicologia Fenomenológico-Existencial e pesquisa..), Márcia Tassinari na seriedade e enfrentamento, descortinava os caminhos, mostrava como tomar as rédias do conhecer e atuar. Através dela também pude conhecer melhor a psicologia transpessoal disciplina das quais trabalhava naquele momento (pesquisa, psicologia humanista ...),... Monique Bertrand, Paulo Quinet, José Roberto, o casal Mattos, Ruth Goldemberg, Inalva Lúcia C. Pereira, Glória Sadalla, Maria Helena Simão Cruz (psicanalises...), Carmen Migueles (professroa, cientistas, pesquisadora...), professores do depto. Biologia e Educação, Cuadra, Irene Rizzini e Irma Rizzini (educação,pesquisa, social...) Luís Verissimo que é o Amor em pessoa (Jung, Filosofia e filosofias, espiritualidade de Leonardo Boff), Paulo Afonso Lopes, Henrique Rodrigues.. . Ainda faltam muitos... Nesse percurso dentro da psicologia não posso deixar de citar também meu querido irmão e amigo Professor Marcos Portella. Os amigos professor e Mestre Wilson G. Vianna que sempre foi meu referencial de psicólogo e profissional completo e humano. Lembro do Wilson quando eu ainda não estava na formação, e ouvia sobre suas atuações em trabalhos comunitários na UFRJ,  e as vezes encontrava ele atuando com população de rua. Não entendia aquela coragem, e que um dia acabaria seguindo o mesmo caminho de atuação. entre muitos outros trabalhos maravilhosos trabalhos.  Outras referencias são Ednelson Azevedo, Bruno Ferraz, Leonel Tractemberg, Régis Tractenberg, Verônica Miranda, Luciana Oliveira, Gilsilane Manhães, Sarah, Leticia Motta, Elaine, Rita, Adriana... Fernanda Esteves, enfim minhas amigas queridas de turmas de Psi, os que saíram, André Valle (Aquino), Daniela Araújo, Flávia, Julieta e os que ficaram...  Lincoln, Mariana, Melissa, Rodolfo, Alvaro...Claudio, Adriana ...

Minha consciência corporal e amor pela vida, foram fortalecidas no esporte, na espiritualidade, nas artes e Filosofia... Fundamental foi o aprendizado da natação, judô, vôlei, futebol, taekwondo, pólo aquático, capoeira...entre outros. Aprender a meditar e orar (Instituto Nossa Senhora da Piedade, André Luiz, Gnose, IIPC...), fazer exercícios de relaxamento, mobilização das energias (chacras), Yoga, auto massagem, alongamento, tocar pandeiro, fazer artesanato, cantar...Cada um desses fortalece e flexibiliza o todo. Nos torna mais integrados a vida, a natureza. Entendemos e respeitamos cada vez mais os ritmos, ciclos, intensidades, timbres, movimentos da vida. É óbvio que confirmei esse aprendizado quando a vida me colocou em "teste", tendo que viver situações sempre de extremos, na família e na sociedade. Também já relatados um pouco no blog... Enfim há muito mais histórias, e somos sempre muito mais...do que imaginamos ou do que podem imaginar...

A paixão pela educação recentemente me levou a fazer uma pós graduação em Docência em Ensino Superior, onde conheci profissionais também apaixonados (faculdade CCAA...).

E por aí vai, no momento faço alguns retornos e avanços... nas áreas de tecnologia, psicologia, educação... Continuo cada vez mais adepto da BICICLETA, com meu grito de sobrevivência, levantando o também grito da Mãe Gaia, sendo um prazer, um trabalho, uma filosofia, esporte, saúde, educação (mil e uma utilidades)...e continuo.... se quiser acompanhe, ou nos encontramos nesse maravilhoso mundo novo, nas viagens intergalacticas, no inconsciente coletivo... e lá vamos nós !!!!

*** AAaaaahhh!! E o que de tudo isso, o que mais faz tudo isso acontecer hoje, é que o Amor é infinito, pois tenho a benção e a Graça de ser Pai. Que as forças divinas permitam que seja assim por muito tempo. Nada é fácil, o Amor é também perseverar no Amor e no compromisso de aprendermos, de sermos solidários, de sermos AMIGOS DO TODO !!! E FAZER O QUE SEJA NECESSÁRIO PARA QUE ACONTEÇA O MELHOR PARA TODOS NÓS !!! Que Deus e as forças divinas estejam sempre conosco !!



Boas Energias para todos!!
Hasta la vista!!
See you soon !!Good Energys All !! Blessed God !!