"Pathos"
Do grego pathos, paixão. Qualidade na fala, em escritos, acontecimentos ou outros, que excita a piedade ou a tristeza; consequências terríveis do descomedimento
????????????????????????????????????????????????????
PASSAGEM.... >> pensamento ao ato >> do inconsciente ao consciente...
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
EMOÇÃO... >> caminho do meio... centro... Solar... coração... elo... relação
????????????????????????????????????????????????????
...
ver artigo completo
Como referenciar este artigo:"Pathos". In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2008. [Consult. 2008-10-30].Disponível na www:
.
http://www.infopedia.pt/$pathos
Seria o que é produzido pelo homem??
Pathos é o que vem do Ser??
Do ente?
Daí vir o conceito...
o sintoma...
o que o ser apresenta, manifesta??
Daí a Patologia...
estudo da produção positiva....??
E aí qual o caminho que há fazer...
nessa interpretação...
representação??
ficou igual a um pathinho??
Co é!! Co é!!! Co é!!
Seria uma resposta... reação...??
Então essa tendência de patologização seria uma necessidade de ordem, de dar nomes... de controle... Medo do que??
de não entender....
entender o que??
que existe movimento....
e o infinito é finito??
Teletransporte?
Pensamento é Pathos
ou Pathos é pensamento??
"...o poeta traz a tona a idéia de “pathos” grega. O ‘pathos’ é a influência de forças externas sobre o pensamento e comportamento do homem. Assim, ao sair da peça o cidadão grego sente-se empelido a refletir sua própria ação, seu lugar no cosmo (ordem)."
http://www.webartigos.com/articles/9332/1/a-tragedia-grega-ensina/pagina1.html
http://www.mundodosfilosofos.com.br/tragedia-grega-e-polis.htm
"...Pensando a partir das preposições chegamos inevitavelmente a esta conclusão. Sendo as preposições (matéria finita, constante e sem tendência e tempo infinito) um fato e do mesmo modo o devir, a certeza de que há este fluxo, a força que alavanca e mantém esta economia tem uma natureza particular, que é a vontade de poder. Por isso é dito “Esse mundo é a vontade de potência.
Da não aceitação da criação a possibilidade para a existência é esta. E da necessidade de que tudo seja como é. Esta força que hoje existe só pode ser afirmada através de sua natureza. Vontade de Potência, não é nada de teológico, de fim, ou fundamento verdadeiro. É o modo como se comporta aquilo que não pode ter finalidade ou sentido e que vive a expensas de si mesmo. Nietzsche mesmo adverte que “ a vontade de poder não é nem um ser, nem um devir, é um pathos”.
Pathos está aqui no seu sentido que emprega Descartes, de que "tudo o que se faz ou acontece de novo é geralmente chamado (pelos filósofos) de pathos. E se o conceito está ligado a padecer, pois o que é passivo de um acontecimento, padece deste mesmo. Portanto, não existe pathos senão na mobilidade, na imperfeição...."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vontade_de_poder
"Onde a luz [da razão] bate mais forte, a sombra é mais escura.[Provérbio alemão]"
http://www.espacoacademico.com.br/014/14ray.htm
"...Nietzsche, o filósofo academicamente incorreto certo vez reconheceu que os "espíritos livres e insolentes" caminham na contramão das escolas e universidades, apolíneas. A psicologia e a psiquiatria de hoje classificaria-os de "inadaptados" por rejeitarem tais instituições tidas como a mais racional, científica e "perfeita" dos espaços humanos..."
http://www.espacoacademico.com.br/014/14ray.htm
Pathos\sofrimento – passagem da ignorância ao conhecimento de uma situação até então desconhecida
Pathos- as personagens revelam sofrimento face á descoberta e á sua incapacidade de encontrar soluções
www.exames.org/apontamentos/Pt/aparicao6.doc
"Tradição filosófica grega - pathos
Por isso Deus os abandonou às paixões (pathos) infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. (Rom 1:26)Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição (pathos) desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; (Col 3:5)Não na paixão (pathos) da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. (1Tes 4:5)
Em grego, o termo significa literalmente aquilo que acontece, que se passa a uma pessoa ou coisa, uma experiência a que se submete passivamente; donde um apetite ou impulso, como raiva (orge), desejo (thymikon) ou inveja (pleonexia), que violentamente domina a alma (psyche). Muitos Padres a reconhecem como algo intrinsicamente mau, uma doença da alma: assim João Clímaco afirma que Deus não é o criador das paixões, que elas não são naturais, mas estranhas ao verdadeiro homem (A Escada Santa, Passo 26 FRANCÊS).Outros Padres, no entanto, vêem as paixões como impulsos originalmente postos no homem por Deus, e assim fundamentalmente boas, embora distorcidas pelo pecado (hamartia) (por exemplo, Isaías o Solitário). Neste caso, elas devem ser educadas, não eradicadas; transfiguradas e não suprimidas; usadas positivamente, não negativamente. Philokalia-en"
http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.php?page=pathos
Pathos - Sofrimento, progressivo, do(s) protagonista(s), imposto pelo Destino (Anankê) e executado pelas Parcas (Cloto, que presidia ao nascimento e sustinha o fuso na mão; Láquesis, que fiava os dias da vida e os seus acontecimentos; Átropos, a mais velha das três irmãs, que, com a sua tesoura fatal, cortava o fio da vida), como consequência da sua ousadia.
http://faroldasletras.no.sapo.pt/frls_elementos_da_tragedia.htm
"... Porém, esse pathos não é uno, mas sim diverso e depende das inúmeras possibilidades que o autor se dispõe na tragédia. Por isso, várias definições de pathos. Pathos: paixão( prazer, tristeza, amor, ira), com- paixão, o que se experimenta, experiência, vivêcia, sentimento, dor, emoção, sofrimento, estado agitado de alma, infortúnio, piedade, doença e outras definições. Com essas variações, o pathos pode ser situado na tragédia de acordo com as situações que aparecem. Pode ser confundido com a linguagem lírica, despertando as paixões, o tom comovente, tocante, patético como em Édipo rei, confunde-se, mas não se igualam. É nossa resistência em presenciar o desfecho trágico que desperta o pathos e sua força atinge a alma do leitor..."
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_43002.html