"Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor."
Albert Einstein
"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te
a ti mesmo."
Confúcio
"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele."
Friedrich Nietzsche
"Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem."
Sócrates
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Venho agora com mais um rascunho, anotações aleatórias, pensamentos:
Pensando a questão da Educação para a Vida.... e quais ferramentas podemos utilizar
para melhor prepararmos os jovens. Vejo a confluência de informações entre a TV e a
internet trazendo elementos interessantes para desenvolvermos uma reflexão...
Quem sabe um dos:PULO DO GATO
No primeiro dia do aprendiz 6 liguei para uma amiga e ela me disse que estava
assistindo esse programa. Então resolvi na mesma hora ligar no canal. Já estava no
momento em que acontece a reunião na sala de avaliação para demissão de alguém...
Enquanto o apresentador do programa avaliava com seus conselheiros, minha amiga e
eu avaliavamos sob nossos critérios também... Sempre com minha visão crítica a
respeito dos programas com objetivos de consumo, percebi o quanto tem de
interessante, pois mesmo existindo a possibilidade de todos alí
serem bons atores e seguirem um roteiro, o programa passa uma síntese através de
simulações sobre a vivência no mundo corporativo.
Vivemos em um mundo onde 90% das coisas que acontecem são "determinados" por
instituições... Sendo assim é fundamental que nós que somos além de pessoas, seres
sociais, cidadãos em geral, desde nossa infância, termos uma melhor compreensão
sobre o funcionamento de toda essa estrutura.
Em síntese vemos as escolas prometerem preparar o individuo para o mercado, mas
podemos ver como preparam mal... pois não trabalham o conhecimento para
proporcionarem uma visão de conjunto. O indivíduo aprende que o mundo é construido
de partes isoladas, e aprendem de forma isolada cada conteúdo... É uma espécie de
"Esquizofrenização"... Ainda são quase insignificantes as práticas educativas que tenham
o objetivo de educar no sentido de preparar a pessoa para a vida, preparar a pessoa
para pensar por si e em cooperação, construir sua visão do mundo fundamentado na
realidade...
Vemos que o conteúdo não é facilitador para o aprendizado... em síntese, a regra é ser
um robô, um escravo...
Você irá aprender a bem decorar informações e regras de forma autoritária e reproduzir
igual a um gravador...alguma máquina bem limitada... Assim dizer que estão preparando
para o mercado, na verdade preparando sim para um mercado que se alimenta de mão
de obra escrava. Manter assim um país na condição de terceiro mundo..ou eterno em
desenvolvimento que tem os maiores índices de "involução humana" .. E dizem que o
objetivo é autonomia... Acho que muitas pessoas já acordaram para isso, mas ainda
infelizmente, a maioria se sente incapaz de mudar esse contexto... pois sabem que a
"lavagem cerebral" foi tão bem feita que o rolo compressor da rotina robótica engole a
todos...
Preparar a pessoa para vida, é dar condições para ela aprender a pensar, aprender a
sentir e agir de forma autoconsciente, auto sustentável...com consciência e visão de
conjunto, o chamado desenvolvimento bio psico social e espiritual...
Para isso é fundamental um bom ensino de filosofia teórico e prático (aprender a pensar e sentir) e empreendedorismo (aprender a agir) teórico e prático... Filosofia é a mãe e o pai de todo
o conhecimento de onde estavam integrados e bem relacionados a vida... O conceito de
vida... Tudo parte da vida...sem vida não há existência...
A vida é a própria existência... Tudo está integrado de forma interdependente...é uma forma de Ecossistema entre outros termos que descrevem essa sincronia de fenômenos...entre ressonâncias e movimentos...
Foi e está na Filosofia que encontramos integrados a biologia que deu origem a psicologia; e estão alí a física, matemática, química... Em um certo momento, os homens de conhecimento e/ou poder financeiro e de governos, entenderam que havia a necessidade de separar em disciplinas, mas infelizmente esse movimento mais atrapalhou do que ajudou o homem a conhecer a si mesmo e o mundo a sua volta... Essa filosofia que em seu potencial para nós ocidental, veio com sua maior força da Grécia. Na Grécia ouve o encontro de visões do ocidente e oriente, centro e sul e norte... havia a Mitologia Persa, Judaica, Chinesa, Árabe, Egípcia, Africana, Celta...Ìndia, Japão... Latina... vários caminhos em um campo, egrégora ou ressonância... vejam as teorias de campo, sistêmicas, físicas, clássicas e modernas....e por aí vai... se quiseres do caos a ordem, ou da ordem pro caos e talvez chegar no caminho do meio, uma curva quem sabe....
Chegando ao ponto do homem pensar que a Filosofia é um conhecimento inútil, sem
sentido... conseguiram fazer a "lavagem cerebral" direitinho, do jeito que uma das
principais chaves para o bom entendimento e vivencia, fosse deixada de lado, como
algo chato, impraticável...entre outros adjetivos pejorativos...
Sendo que Filosofia é vida, é dar direito para o seu viver, espaço para seu pensar,
construção do seu agir...
Então venho nesse momento, voltar a falar do Aprendiz... Você com um pouco de
capacidade pode pensar...: É um programa interessante?
No meu ponto de vista, bem mais interessante que o BBB...Bom Bonito Barato...
/Boco...Burro... Besta..../ Bom...Bom...Bom.../ Bunda, Bunda, Bunda... No caso se o
individuo tem ferramentas para pensar o mundo, toda informação poderá ser válida para
enriquecer sua vida e do meio em que vive...mas sabemos que não é o caso. Nesse
programa sabemos que ele é feito como todos os outros para obter consumo... Há venda
sim de produtos e muitos...sabemos que o que uma empresa paga para fazer um
comercial já paga o prêmio, que muitos pensam ser muito dinheiro... Óbvio para maioria
que não ganha nem um salário mínimo direito.
.. Então os aprendizes aprendem muito realmente,tem uma oportunidade única...mas o
que eles recebem é uma micharia, em comparação com o que é arrecadado...
Abrindo um parênteses coloco uma questão para pensarmos a estrutura de educação
que temos:
Na grade curricular dos períodos iniciais do curso de Psicologia da UFRJ existe a
disciplina de econômia... Então te pergunto: Por que? Por que muitos cursos de
Psicologia não tem essa disciplina?? Qual o conceito? Qual a visão?
Assistindo o programa veremos um espaço fantástico de aprendizado do que é o mundo
corporativo... O jovem está alí aprendendo na prática, quem assistir verá aflorar as
qualidades e defeitos inerentes a etapa da adolescência na vida dos estudantes de
universidades... Por um lado, muita energia, ousadia, coragem e por outro prepotência,
ansiedade, medo... Sentem que nada pode afetar suas possibilidades de aprendizado...
" Para conhecer um homem dê poder a ele" sabemos que não só dessa maneira... mas
entenderemos que não há preparo para isso, a própria vida é a maior escola e a menos
valorizada... Dizem que pós phd é o mais preparado...caramba hein!!!
O programa já está no meio do caminho, mas você pode assistir no site da Record... é
uma pena que não fizeram esse formato nos aprendizes anteriores... Vamos torcer para
que coloquem também os programas anteriores de forma organizada no site...pois é um
material essencial no auxilio do aprendizado, para que os jovens assistam e se preparem
de forma coerente para enfrentarem a selva de pedra, o tal do mundo corporativo...
Você questionará: Onde está o ser humano nessa história? O que é ser empreendedor na
visão do programa? O que é ser aprendiz? O que é argumentação? O que é competir?
Qual são as atitudes éticas? Existem erros? Quais são? O que fazer com o erro? O que
fazer com o acerto? Como lidar com os altos e baixos dessa rotina?... Invente suas
questões, pense...
Fato é, que é um mundo extremamente competitivo, onde o indivíduo anda no fio da
meada...entre o céu e o inferno.
Assim esse sistema foi criado, é importante fazermos uma análise macro e micro
econômica, e fundamental fazer análise da CULTURA... Vemos que o modelo é trazido
de um programa americano, com toda cultura, ideologias e filosofias do seu país de
origem...
Tive a oportunidade de cursar uma disciplina na USU, onde tive aula com a professora
Carmen Migueles, sobre Cultura Organizacional. Onde fizemos vários exercícios e até um
projeto utilizando seus conhecimentos nas áreas de Administração, Antropologia, História, Psicologia....Trazendo conceitos e leitura desde de Strauss a Lacan, utilizamos o
livro Igualdade e Meritocracia da autora Livia Barbosa que nos ajudou a pensar a importância da
Cultura no Mundo Corporativo...
Aproveitem e assistam os vídeos e leiam os livros:
Carmen Migueles
Carmen Migueles é doutora em Sociologia das Organizações, mestre em Antropologia pela Universidade de Sophia (Tóquio, Japão) e historiadora pela PUC-RS. É consultora de empresas, professora da Fundação Dom Cabral e autora três livros, o mais recente: Antropologia do Consumo (casos brasileiros), pela FGV Editora
Vídeos:
Parte 1
Parte 2
Carmen Migueles é doutora em Sociologia das Organizações, mestre em Antropologia pela Universidade de Sophia (Tóquio, Japão) e historiadora pela PUC-RS. É consultora de empresas, professora da Fundação Dom Cabral e autora três livros, o mais recente: Antropologia do Consumo (casos brasileiros), pela FGV Editora
Você pensará melhor como investir sua energia, sendo quando vai comprar um pão de
manhã na padaria ou mesmo parar pra pensar que mundo é esse que você vive... Em
algum momento você terá que se associar a uma instituição e nesse mundo há regras de
convívio, profissionais, econômicas, juridicas e muitas outras... Entender como tudo isso
está interligado, e como agir, vai ditar o ritmo de sua qualidade de vida...
Alguns livros interessantes para o tema:
1. Migueles, Carmen Pires, Antropologia do Consumo - Casos Brasileiros; edt.FGV
2. Lafraia, Joao Ricardo Barusso; Souza, Gustavo Costa de; Migueles, Carmen Pires; Criando o Hábito da Excelência - Compreendendo a Força da Cultura na Formação da Excelência em Sms
Edit.Qualitymark
Edit.Qualitymark
3. Migueles, Carmen Pires; Pesquisa -Por que Administradores precisam entender disso?edt.e-papers
4.Chiavenato,Idalberto; Recursos Humanos;9ªed. 2009, edt.CAmpus
5.Katz e Kahn; Psicologia Social das Organizações
6.Barbosa, Livia; Igualdade e meritocracia
7.Janov, Jill; A Organização Inventiva; ed.Atlas
8. Jacob, Russel; Amnésia Social;ed.Psyche
9. Resende, Antononio org.; Curso de Filosofia
10. Nietzsche,F.; Ecce Homo
11. Capra, Fritjof; Alfabetização Ecológica...; Cultrix
12. Freire, Paulo; Educação e Mudança
13. Gadotti, Moacir; Educação e Poder - Introdução à Pedagogia do Conflito;ed Cortez
e História das Idéias Pedagógicas; ed Atica
14. Eliade, Mircea; Mito e Realidade
vejamos alguns links voltado para isso:
http://br.geocities.com/andrecrpaa
http://aprendiz6.rederecord.com.br/
Waldez Ludiwig - sobre o mercado de trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=2trqfAPrbFw
O código da Inteligência - Palestra de Augusto Cury
http://www.youtube.com/watch?v=p82x4-r8UdM
Estereótipos, publicidade e psicologia social
por Marcos Emanoel
http://www.estagiaridade.com/estereotipos-publicidade-e-psicologia-social/
Psicologia da Publicidade e processo psicopublicitário
http://pt.shvoong.com/social-sciences/communications-media-studies/1710918-psicologia-d
a-publicidade-processo-psicopublicitário/
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[Quem Sabe um Dia]
Quem Sabe um Dia
Quem sabe um dia
Quem sabe um seremos
Quem sabe um viveremos
Quem sabe um morreremos!
Quem é que
Quem é macho
Quem é fêmea
Quem é humano, apenas!
Sabe amar
Sabe de mim e de si
Sabe de nós
Sabe ser um!
Um dia
Um mês
Um ano
Um(a) vida!
Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois
Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois
Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois
Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois
Mário Quintana
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